• 🌍 Petrópolis – RJ
  • 📱+ 55 21 98850-9789
klsjdajsdhaksjdhasj

O Vem da Roça elabora, executa e gere projetos de horta, compostagem e bioconstrução desde 2015.

Através de conceitos e técnicas sustentáveis, como jardins produtivos, permacultura, produção agroecológica, paisagismo funcional e edificações vivas, desenvolvemos projetos exclusivos, viáveis e seguros para qualquer segmento.

Contando com uma equipe e uma rede de colaboradores de diversas áreas de atuação, o Vem da Roça oferece cursos e capacitações, além de consultorias e manutenções, nas zonas rural e urbana de toda Brasil.

História

Em 2015, nas montanhas de Carrancas – MG, nascia o Vem da Roça, um pequeno empreendimento com o objetivo de desenvolver e incentivar projetos de produção agroecológica através de ações educativas e comerciais.

Três eram os principais eixos de atuação: o desenho e a instalação de projetos de horta, compostagem e bioconstrução; a oferta de cursos e oficinas da mesma área; e o comércio de produtos agroecológicos. Este último, além de ter sido o principal responsável pelo nome da empresa – “Vem da Roça”,  foi o grande propulsor da mesma.

Com o intuito de diminuir o número de atravessadores entre produtor e consumidor, o Vem da Roça estabeleceu uma rede que conectava o pequeno produtor direto ao consumidor consciente. Cogumelos, queijos, mel, doces e biocosméticos, entre outras delícias da roça, chegavam ao Rio de Janeiro mensalmente com valores justos e acessíveis. A produção era acompanhada e documentada de perto, apresentando ao consumidor a realidade por trás do produto.

Em 2016, o Vem da Roça se transferiu para Petrópolis-RJ. Com esta mudança e com um aumento na demanda de projetos, passou a se dedicar exclusivamente à educação e à prestação de serviços.

Atualmente trabalha principalmente nas cidades de Petrópolis e Rio de Janeiro oferecendo cursos e prestando serviços para pousadas, clínicas, residências e sítios.

equipe

klsjdajsdhaksjdhasj

SOFIA NOVAK

EDUCADORA & PROJETISTA

Trabalha desde 2011 com soluções sustentáveis e educação ambiental.

Se formou em História pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), tendo participado do laboratório de História Ambiental da instituição por 2 anos. Dedicou sua pesquisa de final de curso ao estudo da Agricultura Orgânica no Brasil.

Trabalhou no Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura – TIBÁ como responsável pelas agroflorestas e hortas do espaço. Participou de cursos de Permacultura, Arquitetura Orgânica, Bioconstrução, Agrofloresta e Construção com Terra com os arquitetos Johan Van-Lengen e Gernot Minke, com o bioconstrutor Jorge Belanko e com o agrofloresteiro Ernst Gotsch.

Trabalhou como educadora em creches e escolas da cidade do Rio de Janeiro oferecendo oficinas de educação ambiental através da OSCIP Sustentarte. Junto ao projeto LowConstrutores Descalzos, ofereceu cursos e capacitações em técnicas de bioconstrução. 

klsjdajsdhaksjdhasj

CAMILA MORAES

ADMNISTRADORA & PROJETISTA

Trabalha desde 2010 com administração e educação ambiental.

Designer e Permacultora, desde pequena tem verdadeira paixão pela natureza. Estudou três anos de Engenharia Agronômica na UFRRJ, (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e formou-se em Design de Produto e Programação Visual na Faculdade da Cidade – RJ.

Trabalhou por 12 anos com Design Gráfico e Motion Effects em produtoras cinematográficas do Rio e São Paulo. Viajou pelo Brasil por 2 anos estudando e trabalhando com agroecologia e permacultura nos mais diversos biomas do país. Formou-se no Gaia Education, Design para a Sustentabilidade – GEN, Global Ecovillage Network e no Curso de Design em Permacultura do Instituto Pindorama. Seu trabalho une técnicas de lógica administrativa, empreendedorismo e marketing.

É proprietária administradora do Ananda Espaço de Yoga no Rio de Janeiro e do Sítio Pedra Bonita, sede do Vem da Roça em Araras, Petrópolis-RJ.