Foto Quem Somos

MISSÃO
  • Transformar espaços em busca de sustentabilidade através de ações educativas visando enriquecer os ecossistemas.
  • Pesquisar, desenvolver e disseminar tecnologias sustentáveis nas áreas de Horta Orgânica, BioConstrução, Permacultura e Manejo de Resíduos.
  • Produzir alimentos e sementes orgânicas de qualidade, a preços acessíveis.
  • Valorizar o trabalho e o conhecimento do pequeno produtor, da agricultura familiar e dos povos nativos e tradicionais.
VISÃO
  • Ser reconhecido por incentivar e fomentar modelos de produção ecologicamente sustentáveis, socialmente justos e economicamente viáveis.
VALORES
  • Consolidar relações duradouras e transparentes.
  • Promover o desenvolvimento social e ambiental.
  • Conservar e proteger o meio ambiente.
  • Simplicidade; Eficiência; Alegria e Preço Justo.

HISTÓRIA

O Vem da Roça nasceu em 2015 nas montanhas de Carrancas-MG com o intuito de fomentar projetos de produção agroecológica e permacultural.

A partir do contato com as iniciativas dos pequenos produtores da região, estabelecemos uma rede de comércio justo que conectava o produtor rural direto ao consumidor final através de vendas coletivas que estimulavam e reconheciam o trabalho desenvolvido pelos produtores. Cogumelos, Queijos Mineiros, Mel & Derivados, Doces Artesanais, Biocosméticos entre outras delícias da roça saíam da mão do produtor diretamente para o consumidor final à valores justos e acessíveis.

Em Carrancas desenvolvemos projetos permaculturais como Cultivo Agroflorestal; Horta Orgânica; Manejo de Resíduos; e BioConstrução, além de ministrar cursos e desenvolver projetos personalizados por todo o Brasil.

No início de 2016 a empresa se transfere para o Sítio Pedra Bonita, localizado em Araras, nos arredores de Petrópolis-RJ. Aqui, iniciamos a instalação de um sistema de produção permacultural adaptado ao espaço e trabalhamos para sua conversão em um Centro de Permacultura.

Apesar de todas as transformações que se deram ao longo destes anos seguimos sempre traçando com firmeza nosso caminho em busca de nosso objetivo principal: fomentar projetos de produção agroecológica e permacultural.

Foto Curso


EQUIPE

 

Sofia Novak

SOFIA NOVAK trabalha com Permacultura desde 2011 e acredita que todo ser humano tem dentro de si o conhecimento necessário para produzir seu próprio alimento e construir sua própria casa. O atual modelo de vida de nossa sociedade apenas nos afastou deste potencial. Sua missão é resgatar e disseminar este conhecimento que está adormecido dentro de nós.

Tem formação acadêmica em História pela UFRJ, com especialização em História Ambiental. No ano de 2012 residiu no TIBÁ – Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura – trabalhando como responsável pelas agroflorestas e hortas do espaço. Durante este período estudou e participou de cursos com os arquitetos Johan Van-Lengen e Gernot Minke além do BioConstrutor Jorge Belanko e do agrofloresteiro Ernst Gotsch. Em 2013, trabalhou como educadora ambiental em creches e escolas da cidade do Rio de Janeiro através de projetos desenvolvidos pela OSCIP Sustentarte. Fundou no mesmo ano, com arquitetos e bioconstrutores, o projeto LowConstrutores Descalzos com o objetivo de disseminar os conhecimentos da BioConstrução e da Permacultura através de cursos e projetos por todo o país. Em viagens pela América Latina e Europa trabalhou em institutos de Permacultura e comunidades tradicionais aprimorando e aprofundando seu conhecimento em diferentes áreas da sustentabilidade. Em 2015 fundou o Vem da Roça.